Metodologia da LU / LU Methodology



LINHA UNIFICADA: conceitos norteadores e metodologia

META: O estado unificado do ser e a totalidade na unidade. 
O indivíduo (aspirante no caminho da espiritualidade integral) só poderá manifestar esta qualidade (e/ou sustentá-la) quando, através dos sistemas que se seguem, se libertar da condição fragmentada da personalidade, resultante de sua percepção dualista da vida e seu desvirtuamento do princípio do Dharma (ação reta em harmonia com as Leis Cósmicas).

A unificação está embasada no desabrochar/despertar e desenvolvimento de três virtudes principais: “o amor maduro” (doação incondicional autêntica, confiança plena na fonte espiritual, expressão de amor que desconhece o egoísmo), “equanimidade” (condição de permanecer inabalável mesmo diante das adversidades e oscilações entre opostos - o nível da mente é sinônimo de ausência de julgamentos) e “integridade” perfeita (consonância cognitiva -  coerência entre pensamento, discurso e ação).

A linha unificada enquanto escola, lança mão de uma metodologia que procura construir uma ponte entre o conhecimento oriental e ocidental e, concomitantemente, entre espiritualidade e psicologia.

Essa metodologia pode ser delineada no agrupamento de cinco sistemas [1] (e seus princípios):

1º Sistema (Central) – MEDITAÇÃO: ferramenta que auxilia o buscador a construir a fundação da “mente meditativa” (habilidade de estabilizar as correntes psíquicas, eliminando o "Turbilhão" do diálogo interno). Meditação é a disciplina régia dessa escola que necessita ser adotada como prática diária (sadhana). Ela é responsável por preparar o estudante para a experiência libertária da dissolução da identidade separada (ego) e a subsequente reunificação com a realidade mais intrínseca do ser, a pura presença indivisível revelada através do testemunho silencioso.

2º Sistema (Pilar Lateral Direito) – CONSAGRAÇÃO DA ALQUIMIA ENTEÓGENA,O SANTO DAIME: sistema embasado na ingestão de substância com poderes psico-ativos, indutores de estados expandidos de consciência, responsáveis pela aquisição de insights (percepções, revelações internas supra conscientes), de purificações psico-físicas (liberação de nódulos energéticos/somáticos do sistema) e que por fim, pode proporcionar um mergulho na experiência beatífica da devoção.


Essa ferramenta detém um poder terapêutico notável ao rarefazer a fronteira entre o self (o eu consciente) e a dimensão amórfica, revelando assim (de forma metafórica) o material sub consciente. Convém enfatizar que sua utilização na Linha Unificada está sujeita à restrições e preceitos ritualísticos que protegem e preservam a legitimidade sacramental dessa ingestão.


3º Sistema (Pilar Lateral Esquerdo) – Autoconhecimento e crescimento integrativo: Esse sistema intenta complementar o trabalho junto à esfera místico-ritualística e devocional se valendo, fundamentalmente, da aplicação de recursos psico-terapêuticos, objetivando “a cura” em camadas da personalidade (exemplo: o “corpo emocional” afetado por ferimentos ou cisões traumáticas) que guardam pontos de ressentimento (sedimentação psico-emocional) que por sua vez funcionam como contratos negativos, verdadeiros ralos por onde escoam o saudável sentido de autovalorização / aceitação.

Tais contratos são responsáveis,em grande parte, pelos fracassos afetivos e/ou profissionais do buscador.

As fases da jornada de crescimento integrativo passam por estágios como: investigação, detecção, identificação e apropriação do material negado, aceitação (inclusão), sutura psico-espiritual (compreendendo o elo entre o efeito e a causa), ressignificação e transmutação.

A Escola Linha Unificada se vale de ferramentas como o “Oráculo Musical” para realizar esse mapeamento da consciência.

4º Sistema – ARTE: a arte, sob o prisma transpessoal, é na realidade a expressão genuína da energia requalificada (sem interferência egóica) advinda da liberação e canalização do potencial criativo por sua vez resgatado pela própria aplicação da metodologia aqui descrita.

Na Linha Unificada a música em particular tem lugar de destaque pelo seu poder de evocar conteúdos internos, bem como o fenômeno de ressonância na esfera anímico-energética.

5º Sistema – SEVA: é um termo que em sânscrito define uma ação ou serviço que é realizado desinteressadamente, não visando qualquer tipo de recompensa pessoal.

É um caminho (ou sistema) para colocar em prática o princípio da compaixão, uma vez que essa qualidade tenha brotado no buscador a partir da compreensão da realidade “una” na vida humana.

Pode-se também acrescer que essa é uma prática devocional de grande impulso evolutivo, quando observada num espírito da total renúncia ao sentido da autoria.

Aqui está um resumo desta codificação que pode certamente conter ainda incontáveis desdobramentos. Mas, todos sabemos que as experiências no âmbito da espiritualidade são inefáveis e frequentemente difíceis de serem traduzidas em conceitos mentais. Entretanto, aí estão algumas linhas que buscam cumprir esse objetivo.

SAT NAM.

CHANDRA LACOMBE, 22.04.2012



[1] Aqui podemos, à guisa de expandir o entendimento desse agrupamento, definir os links e analogias possíveis: são cinco elementos interligados com os cinco sentidos (de maneira implícita), assim como são cinco as pétalas do lótus, simbologia utilizada pela escola e ostentada como insígnia iniciática por seus estudantes.



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LINHA UNIFICADA: guiding concepts and methodology



GOAL: The unified state of being and the totality in unit.

The individual (aspirant on the path of integral spirituality) can only express this quality (and / or support it) when, through the following systems, they get rid of the personality fragmented condition, resulting from his/her dualistic perception of life and his/her distortion of the dharma principle (right action in harmony with the Cosmic Laws).

The unification is based on unfolding / awakening and development of three main virtues: "mature love" (authentic unconditional donation, full confidence in the spiritual source, expression of love that knows no selfishness), "equanimity" (the condition to remain steadfast even when facing adversity and oscillations between opposites - the mind level is synonymous with the absence of judgments) and "integrity" (cognitive consonance - perfect coherence between thought, speech and action).

The “Linha Unificada” as a school, uses a methodology that seeks to build a bridge between the Eastern and Western knowledge and, at the same time, between spirituality and psychology.

This methodology can be outlined in five grouped systems (and their principles):

1st System (Central) - MEDITATION: the tool that helps the seeker to build the foundation of the "meditative mind" (the ability to stabilize the psychic currents, eliminating the whirlwind from the internal dialogue). Meditation is the school’s royal discipline that needs to be adopted as a daily practice (sadhana). It is responsible for preparing the student to the libertarian experience of separate identity (ego) dissolution and the subsequent reunification with the inner reality of being, the sheer presence indivisible, revealed through the silent witness.

2nd System (Right Pillar) - CONSECRATION with entheogen alchemy, the “SANTO DAIME”: the system grounded in the intake of a psycho-active empowered substance, inducing expanded states of consciousness, responsible for acquiring insights (perceptions, supra-conscious internal revelations), psycho-physical purifications (energy/somatic nodules release from the system) and ultimately may provide a plunge into the blissful experience of devotion.

This tool holds a remarkable therapeutic power, thinning the boundary between the self (self-concept) and the amorphous dimension, thus revealing (in a metaphorical sense) the sub conscious material. It should be emphasized that its use in the “Linha Unificada” is subject to restrictions and ritualistic precepts that protect and preserve the legitimacy of this sacramental ingestion.

3rd System (Left Pillar) - Self-knowledge and integrative growth: This system intends to complement the mystical, ritualistic and devotional work, applying psycho-therapy resources, aiming to "cure" layers of the personality ( example: the "emotional body" affected by traumatic injury or divisions) guarding points of resentment (psycho-emotional sedimentation) which act as negative contracts draining the healthy sense of self-worth / acceptance. Such contracts are responsible, in large part, for affective and / or professional failures.

This integrative growth journey goes through stages as: investigation, detection, identification and appropriation of denied material, acceptance (inclusion), psycho-spiritual suture (including the link between cause and effect), reframing and transmutation.

“Linha Unificada” School relies on tools like "Musical Oracle" to perform this mapping of consciousness.

4th System - ART: art, through the transpersonal prism, is in fact, a genuine expression of requalified energy (without ego interference) arising from the release and channeling of the creative potential, rescued by the application of the methodology described here.

At “Linha Unificada”, music, in particular, has a prominent place for its power to evoke internal contents, as well as the phenomenon of resonance in the soul-energy sphere.

5th System - SEVA: is a Sanskrit term that defines an action or service that is performed selflessly, not seeking any personal reward. It is a path (or system) to put into practice the principle of compassion, since this quality has sprung up in the searcher from the understanding of unified reality in human life. You can also add that this is a devotional practice of great evolutionary impulse, when observed in a spirit of total surrender to the sense of authorship.

Here is a summary of this encoding that can certainly still contain countless developments. But we all know that the experiences within the spirituality are often ineffable and difficult to translate into mental concepts. However, there are some lines that seek to accomplish this goal.

SAT NAM.